A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário de Itamarandiba encerrou a edição de 2025 celebrando não apenas a devoção à padroeira, mas também a união familiar e a preservação da cultura popular mineira.
A celebração, que durou 11 dias, foi organizada pela família dos festeiros Deivyson Sena de Aguilar e Keliane Souza de Aguilar e marcada por uma emoção especial: a homenagem a Sebastião Adalberto Neves de Aguilar, o “Cabeça”, falecido durante os preparativos do evento.
FÉ E UNIÃO EM MOMENTO DE LUTO
O convite para organizar a festa veio no ano anterior, feito pela Dra. Cintia, Enio e família. O que a família não imaginava era que a celebração se tornaria um momento de união em meio ao luto pela perda do patriarca. “A festa fez com que a família estivesse unida em um momento de luto pela perda de nosso eterno ‘Cabeça’. A festa também foi em homenagem a ele, que do Céu assistiu de camarote o grande cortejo”, destacaram os festeiros em mensagem de agradecimento.
Sebastião Adalberto Neves de Aguilar deixou um legado de fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário, valores que foram honrados por sua esposa Josefa, seus filhos David, Deivyson, Suelen e Sonuellany, genros Samuel e Roberto, noras Valdineia e Keliane, e sete netos (Gabriel, Ana Julia, Sofia, Alice, Gael, Renato Adalberto e Helena Maria) durante toda a organização da festa.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE CATÓLICA
A celebração contou com ampla participação da comunidade católica local. Embora a família dos festeiros pertença à Paróquia São João Batista, foi acolhida de braços abertos pela Paróquia São Sebastião, representada pelo Padre André e toda a equipe de coordenadores e paroquianos. “A festa possibilitou demonstrar a beleza de nossa Igreja pela ‘UNIDADE’ em prol da festa. Somos uma só igreja em Jesus Cristo Nosso Senhor”, ressaltaram os organizadores.
MOBILIZAÇÃO REGIONAL
Um dos destaques da festa foi a participação de grupos folclóricos, marujeiros e bandas de música de diversas cidades da região. Prefeitos e gestores municipais não mediram esforços para enviar suas representações culturais.
Participaram da celebração grupos das cidades de Diamantina (Prefeito Paquito), Turmalina (Prefeito Zilmar), Felício dos Santos (Prefeito Weniton), Angelândia (Prefeito Nego de Domício), Couto Magalhães de Minas (Prefeito Zé Eduardo), Veredinha (Vice-Prefeito Minguim do Mendonça), Chapada do Norte (Prefeito Leandro), Senador Modestino Gonçalves (Prefeito Zé Neves), Coluna (Prefeito Nilson), Francisco Badaró (Prefeito Reginaldo) e Berilo (Prefeita Elane).
Esses grupos se juntaram a banda de música de Itamarandiba (Corporação São João Batista) e ao grupo de marujada de homens e mulheres da cidade.
“A união dos grupos vindos de fora aliados aos grupos que mantem a cultura viva da nossa cidade, de forma magistral, abrilhantou e fez com que a homenagem a Nossa Senhora fosse digna da Rainha que ela é”...
“Nossos agradecimentos a todos os Prefeitos e Secretários Municipais da região envolvidos nesse trabalho e suas equipes que nos ajudaram a abrilhantar a festa... nosso agradecimento a cada integrante dos grupos apresentados...”, afirmaram os festeiros.
Além desses grupos várias pessoas de outras cidades vieram prestigiar o evento. Os festeiros ressaltam a importância dessa participação e deixam os agradecimentos.
Os festeiros agradeceram também a Prefeitura Municipal de Itamarandiba que colaborou com a cessão de espaços estratégicos: a Casa da Música para acolher os grupos visitantes, a Escola Criança Feliz para servir o café da manhã, além de cadeiras e tendas para a Praça do Rosário.
APOIO DE DOADORES E DA COMUNIDADE
A festa contou ainda com o apoio de inúmeros doadores de diversas localidades. Eles fizeram doações voluntárias que ajudaram no custeio da festa.
Os festeiros destacaram a grande contribuição de voluntários. Primeiro agradecem a cada doador de alimentos. Também destacam a importância da contribuição de todos que venderam e compraram a rifa para ajudar nos custos das festividades.
Acrescentam ainda todos os envolvidos na organização do evento. Eles foram fundamentais na organização do desfile; na lavagem e ornamentação da igreja; no preparo e distribuição do café da manhã para o pessoal de fora da cidade; no preparo e distribuição do almoço para toda comunidade presente; no preparo de iguarias como boi no rolete, costela e porco no fogo de chão. Deixaram de citar nomes para não cometer injustiças. Mas agradecem de coração na certeza de que todo esforço foi feito com muito carinho em prol de homenagem Nossa Senhora do Rosário. Somente ela pode recompensar a todos com bênçãos.
Agradeceram também às diretorias e servidores da Escola Estadual Mestra Benzinha Gandra e da Escola Estadual São João Batista pela cessão do espaço da cozinha e das roupas da fanfarra, respectivamente.
Colaboradores especiais também foram citados: Ana Lúcia, de Minas Novas, pelas roupas; Lucas e sua esposa Naara, pelas fotografias; Pedro e Patrícia pela decoração do carro levando a imagem de Nossa Senhora; e Maurisa, pelas tendas e ornamentação da imagem e do trono de Nossa Senhora.
TRADIÇÃO E CULTURA POPULAR
A Festa de Nossa Senhora do Rosário de Itamarandiba carrega uma tradição histórica que é passada de geração em geração. Além do caráter religioso, a celebração representa um resgaste de um importante momento cultural, exaltando a cultura negra com valores próprios do sincretismo religioso, da oralidade e da musicalidade.
O cortejo com rei e rainha, bandas musicais e as aguardadas danças de congadas e marujadas encantaram os presentes, reafirmando a importância da preservação dessas manifestações populares.
Como já manifestado anteriormente, a festa contou com a participação de grupos da cidade e da região, trazendo um simbolismo e beleza durante o desfile.
SENTIMENTO DE MISSÃO CUMPRIDA
“Temos o sentimento de dever cumprido, mesmo com os obstáculos que encontramos, que não foram poucos”, declararam Deivyson e Keliane. A família destacou que a maior certeza é de que Sebastião Adalberto, o “Cabeça”, do Céu aprovou e gostou do que viu.
“Foi para honrar sua memória junto à devoção a Nossa Senhora que carregava durante toda a sua vida. Descanse em paz na certeza que seu legado ficará”, finalizaram os festeiros, agradecendo a todas as manifestações de carinho e pedindo que Nossa Senhora do Rosário abençoe cada pessoa que colaborou para o sucesso da celebração.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário 2025 ficará marcada na memória de Itamarandiba como um exemplo de fé, união familiar e preservação cultural, provando que as tradições religiosas e populares continuam vivas e fortes no coração do povo mineiro.
Festeiros 2025: Deivyson Sena de Aguilar, Keliane Souza de Aguilar e família.
