O mês de dezembro começou com excelente notícia para a população itamarandibana, em especial para os moradores da zona rural. No dia 1º, a Prefeitura inaugurou a Casa de Apoio de Itamarandiba; espaço criado para oferecer acolhimento, conforto e dignidade às pessoas que se deslocam até a sede municipal para realização de consultas e exames médicos, ou, ainda, que chegam de outras municipalidades em ocasião de tratamento de saúde.
Ao ressaltar que essa conquista fortalece as políticas públicas de acolhimento e cuidado às famílias, o prefeito Pedro Afonso argumentou que a iniciativa de criar um espaço de amparo na sede municipal faz parte das ações voltadas à melhoria do atendimento em saúde, assistência social e amparo às famílias no município de Itamarandiba. “A Casa de Apoio representa dignidade e respeito ao nosso povo. Hoje muitas cirurgias antes realizadas fora do município são atualmente realizadas na Fundação Hospitalar, assim como várias consultas e procedimentos especializados passaram a ser ofertados no CEM. Assim, se fez necessário termos uma Casa de Apoio para prestar assistência aos pacientes e acompanhantes, especialmente aos moradores da zona rural. A partir de agora, teremos mais uma casa de acolhimento trazendo mais conforto e bem-estar para nosso povo!”.
Localizada próximo à Secretaria Municipal de Saúde, a Casa de Apoio conta com estrutura ampla e totalmente adaptada para atender os itamarandibanos: 03 quartos - totalizando 15 leitos, 02 banheiros, sala, refeitório e cozinha equipada. Além da infraestrutura, o local contará com profissionais preparados para orientar e acompanhar os usuários durante toda a estadia. O funcionamento seguirá a mesma dinâmica das Casas de Apoio mantidas pelo município em Belo Horizonte e Diamantina.
Além do prefeito Pedro Afonso, a solenidade de inauguração contou, também, com a presença do vice-prefeito, Valério Araújo, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Elisângela Carvalho, secretária de Saúde, Alda Bié, vereadores, secretários e servidores municipais, moradores e representantes de Associações Comunitárias e de organizações da sociedade civil. O padre Rogério Marques também participou do ato e realizou a bênção do imóvel.
Ao discursar, a secretária Elisângela lembrou que a instalação de mais uma Casa de Apoio, desta vez em Itamarandiba, é voltada a abrigar e oferecer aos filhos itamarandibanos conforto e comodidade durante o acompanhamento médico. Sendo assim, ela ressaltou que para se hospedar na Casa a pessoa tem que ter o encaminhamento das Secretarias Municipais de Assistência Social ou Saúde. “A Casa de Apoio de Itamarandiba nasce para garantir acolhimento humanizado aos nossos conterrâneos, especialmente aqueles da zona rural que precisam se deslocar para seus atendimentos. Aqui, eles terão ambiente preparado, seguro e confortável. É um espaço pensado para cuidar das pessoas.”, explicou.
O presidente da Associação Comunitária Quilombola Chico Alves e Adjacências, Sr. Pedro Cardoso, popular “Pedro da Venda”, enalteceu a iniciativa da Gestão Municipal e lembrou que a instalação de uma Casa de Apoio na sede municipal era sonho antigo compartilhado por todos aqueles que residem na zona rural e que por algum motivo precisam de um lugar de acolhimento. “Quem vive longe da cidade sabe como é difícil sair cedo, pegar estrada e aguardar por atendimento ou a hora de voltar pra casa. Agora que teremos um espaço para nos receber traz tranquilidade e reforça nossa confiança no trabalho da Prefeitura. Em nome da Associação Quilombolas Chico Alves, agradeço o prefeito Pedro e sua equipe por ouvir nossas necessidades e por entregar algo tão importante!”.
Com funcionamento 24 horas, a Casa de Apoio de Itamarandiba está localizada na Rua Nossa Senhora de Lourdes, Nº 29, região central da cidade.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba
